Associação de Hip Hop do Vale do Sinos
Informa:
Hip Hop, que em português significa Balançar os quadris, é o conjunto de 5 elementos que em 12 de novembro de 1974 o Dj Afrika Bambaataa batizou com o intuito de resgate através da valorização da cultura.
O Hip Hop é o resultado de um processo de evolução da Cultura Negra. Para entendermos melhor, faremos uma viagem no tempo até a década de 60 na Jamaica, onde Sounds Systems, que eram caminhões repletos de caixas de som, percorriam as ruas de Kingston, capital da Jamaica, proporcionando diversão informação e união entre as comunidades mais carentes.
Os Sounds Systems contavam também com os Toasters, que eram autênticos Mcs, que anunciavam a música que era executada, reivindicavam direitos sociais, raciais, e animavam a platéia.
Nesse período mediante a uma crise política, muitos jovens se vêem na necessidade de emigrar para outros lugares, a fim de ter uma expectativa melhor de vida.
Um desses jovens o Dj Kool Herc foi parar nos guetos norte americanos e junto com ele a cultura dos Sounds Systems, que trouxeram muita cultura, união e auto valorização para os guetos que enfrentavam um grande problema de violência e tráfico gerado pelas gangues que predominavam nas ruas dos EUA.
O Hip Hop vem se demonstrando um fenômeno cultural que saiu dos guetos e hoje se encontra representado em qualquer lugar que se vá.
No Brasil, segundo registros, o Hip Hop chegou na década de 80 através de dança de rua.
A música da cultura Hip Hop é o RAP, que significa Ritmy and Poetry, e em português significa Ritmo e Poesia.
Os elementos da cultura Hip Hop, que segundo a Zulu Nation entidade também fundada por Afrika Bambaataa, são 5: Djs, Mcs, B.Boys, graffiti, e o conhecimento.
*Mc- Sigla que significa Mestre de Cerimônias, é o responsável pelos versos rimados, pelo discurso de revindicação. O Mc recebeu influência direta dos Toasters,do canto dos escravos nas plantações, pelos jogos de palavras rimadas entre outras.
Os principais estilos de rima desenvolvidos pelos mcs são os seguintes: o ingênuo, o politizado, o gangsta, o lírico, o góspel, o freestyle, entre outras variações.
*Dj- Sigla que significa disc-joquei, é o responsável pelo comando dos toca-discos equipamentos utilizados para performances, discotecagens, entre outras funções.
O Dj teve seu papel fundamental no Hip Hop tanto através de Afrika Bambaataa, quanto através de Kool Herc.
Scratch, ruído descoberto em 1977 por acaso, pelo Dj Grand Wizard Theodore, mas foi o Dj Grand Master Flash quem aperfeiçoou e inovou técnicas de scratch como o Back to Back.
*B.Boy- Sigla que significa Breaking Boy, é o responsável pela dança de rua que possui 4 estilos básicos que são: B.Boying, Loking, Poppin, e o Up-Rock.
Criado por negros e hispânicos, a dança de rua foi uma importante ferramenta contra brigas de gangues que começaram a resolver diferenças através de rachas de dança de rua.
*Graffiti- Representa a arte plástica, a arte visual expressa em muros, trens, painéis naturais e suas galerias são as ruas.
Em meio a tantas influências podemos dizer que o graffiti já vem da época do Homem das Cavernas, mas no período onde gangues predominavam era muito utilizado para demarcação de território e reivindicação de direitos.
O Graffiti possui diversos estilos que diferenciam um trabalho de outro, tais como o Tag, o Bomb, o Wild Style, o Trow Up, o 3D Style o freestyle.
*Conhecimento- Segundo a Zulu Nation, entidade fundada por Afrika Bambaataa, é conciderado o 5° elemento, pois indiferente do elemento ou função que o ser humano ira designar na sua vida, o conhecimento é fundamental para a evolução.
Por: Nouse D (Consultoria / AHVS)
1 comment:
adorei a foto...
os textos estão cada vez mais bem escritos e com assuntos bons...
bjus adoro vcs!
Post a Comment